Escolha uma Página

QUEM SOU E FILOSOFIA

Sobre

Meu nome é Renata Caldas e a trajetória da Caldas Advocacia é a minha história profissional, que tenho a satisfação de compartilhar aqui com você.

Nasci em Florianópolis, em 1982, em uma família de empresários da construção civil, vivendo a rotina da loja de materiais para construção, imobiliária e construtora. Aos quinze anos ajudava meu pai com o plantão de venda de prédios na região continental da cidade, o ramo imobiliário sempre esteve na minha vida.

Desde a época da escola muitas vezes fui defensora de minorias, líder de classe, levantava campanhas, enfim, o coração batia mais forte quando representava os interesses dos colegas e conquistava algo por eles.

O direito foi a escolha mais natural, no segundo semestre comecei a participar de programas de estágio que ajudariam a ver o mercado e o Poder Judiciário mais de perto. Nesta etapa da trajetória trabalhei na divisão de municípios do Tribunal de Contas, Vara Criminal da Comarca da Capital, escritórios tradicionais do ramo cível e na multinacional Engie, esta última uma grande oportunidade na área do direito do trabalho.

No ano de 2009 estava formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina e foi então a hora de mergulhar na advocacia, com toda a luta e aprendizado diário que um jovem advogado enfrenta. Os primeiros anos foram dedicados ao lado de advogados experientes, em alguns escritórios de Florianópolis, que serviram como verdadeiros mentores e me inspiraram a seguir para a próxima etapa.

Estava na hora de enfrentar os desafios do mundo do empreendedorismo e abrir o meu negócio. Assim, em 2015, surgiu a Caldas Advocacia, com a proposta de oferecer a excelência em serviços jurídicos, de um modo personalizado e ágil, como deve ser a advocacia do século vinte e um.

O advento da internet, a ampliação do acesso ao Judiciário marcada pelo processo eletrônico, uma verdadeira conquista para todos os brasileiros, que consagra o princípio do acesso à Justiça (inafastabilidade da jurisdição, art. 5º, inciso XXXV da Constituição Federal), a gama de procedimentos extrajudiciais que hoje se pode fazer nos cartórios, validados no Novo Código de Processo Civil (2015), todos esses elementos são um paradigma para a atuação do advogado nos dias de hoje – aquela que muitas vezes acontece fora dos arredores do Fórum.

Com isso em mente, todos os dias, procuro ser uma mediadora de interesses das partes, para que os verdadeiros objetivos sejam atingidos. Os processos judiciais costumam durar mais do que gostaríamos, há custos financeiros e emocionais envolvidos. O advogado expert é aquele que consegue antever todos os riscos e possibilidades, para oferecer as melhores escolhas ao seu cliente.

Além disso, acredito que o bom advogado deve cumprir o seu papel social na comunidade em que atua. Por isso estabeleci vínculos com renomadas Faculdades, entre elas o SENAC, para atuar também como professora e palestrante. Transmitir e trocar conhecimentos sobre legislação é uma forma de criar em conjunto a justiça do futuro – mais célere, transparente e acessível a todos.

Para descobrir mais sobre a advocacia, aulas e voluntariado confira o meu perfil no LinkedIn.

PROCEDIMENTOS

Documentação

O Poder Judiciário implantou o processo eletrônico, um sistema que dispensa a necessidade do uso do papel. Tenho a missão de contribuir com essa iniciativa, incentivando os nossos clientes e parceiros ao uso de arquivos digitais.

Consulta

A primeira consulta é essencial para a verificação das condições de viabilidade da ação, de acordo com a legislação vigente. Para clientes empresariais, o primeiro contato com o advogado irá delinear as soluções mais urgentes para o sucesso do negócio.